II CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO

A Percussão na academia brasileira: entre a tradição e a contemporaneidade

Local: Belo Horizonte, UFMG

Data: 12 a 16 de junho de 2019

Chamada de trabalhos científicos e artísticos: 21/01/2019 a 22/03/2019

Informações sobre chamadas artísticas e científicas do II Congresso Brasileiro de Percussão - II CBP_Chamadas

Ficha para submissão de proposta artística - II CBP_Ficha para proposta artistica

Ficha para submissão de proposta científica - II CBP_Ficha para proposta cientifica

Template para submissões científicas - Template II CBP_Resumo
.

.

Comissão Organizadora: Prof. Dr. Fernando Rocha (UFMG) – coordenador geral, Prof. Dr. Fernando Chaib (UFMG) – vice-coordenador, Prof. Dr. Carlos Stasi (UNESP), Prof. Dr. Fernando Hashimoto (UNICAMP), Prof. Dr. Cesar Traldi (UFU), Prof. Dr. Cleber Campos (UFRN) – coordenadores associados.

Apresentação

Na última década ocorreu no país um aumento significativo de pesquisas que tratam da percussão em seus mais diversos aspectos. Como decorrência natural deste movimento, a UNICAMP sediou, em 2017, o I Congresso Brasileiro de Percussão e a UFMG estará sediando, em 2019, sua segunda edição, que tem como tema: Desafios da Percussão na Academia Brasileira: entre a tradição e a contemporaneidade.

O congresso contará com a participação de artistas, nacionais e internacionais, convidados(as) pela comissão organizadora e/ou selecionados, através de chamada, pelas comissões científicas e artísticas. O evento apresentará as seguintes atividades, concertos; conferências; mesas-redondas; comunicações orais e pôsteres, apresentações artísticas e recitais-palestras.

O tema do Congresso reflete alguns desafios discutidos em outros eventos da área: como conciliar o estudo e pesquisa das técnicas contemporâneas da percussão com os saberes tradicionais? A percussão chegou às universidades brasileiras a partir da música erudita. Mais recentemente os cursos de percussão têm buscado maneiras de inserir os saberes tradicionais e a música popular em seus currículos. O congresso busca trazer estas discussões à tona, ressaltando a importância dos dois aspectos da percussão: a sua inserção na música tradicional e o seu papel de destaque no experimentalismo da música contemporânea.

Artista/Conferencista confirmado: Russell Hartenberger (Universidade de Toronto), membro fundador do grupo Nexus e integrante do grupo de Steve Reich desde a sua fundação.

Clique aqui para fazer o download do currículo.

Russel-Hartenberger