Habilitações do Bacharelado:

Composição, RegênciaCanto e Instrumentos (Oboé, Clarinete, Flauta, Fagote, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Harpa, Piano, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo e Violão).

As habilitações Composição e Regência têm duração padrão de dez semestres. Todas as demais habilitações do Bacharelado prevêem oito semestres.

Formação Complementar e Formação Livre
Estas são possibilidades opcionais que o aluno de Música tem para cursar atividades em outras áreas do conhecimento. Na Formação Livre, o aluno pode freqüentar disciplinas de qualquer outro curso da UFMG até um limite de 10% do seu currículo. Já a Formação Complementar é um percurso previamente traçado que visa dar ao aluno condições de atuar em áreas que exigem um conhecimento interdisciplinar. Ex.: um aluno de Composição que queira trabalhar com trilhas sonoras poderá freqüentar disciplinas do curso de Comunicação Social ou na Escola de Belas Artes para se inteirar do processo de elaboração de vídeos, filmes, etc.

Disciplinas e Atividades obrigatórias
Este é o núcleo mais rígido do curso. É constituído por aquelas disciplinas e atividades consideradas imprescindíveis para a formação musical básica.

Ex.: Instrumento
Laboratório de Criação
Percepção Musical
Fundamentos de Harmonia
História e Música, etc

Disciplinas Optativas
Aqui o aluno é incentivado a cursar disciplinas em vários campos do conhecimento e atuação musical, podendo também dedicar mais atenção ao campo pelo qual tem mais interesse. As disciplinas optativas estão distribuídas em grupos, sendo que exige-se um mínimo de créditos em cada grupo para a integralização curricular.

Outras atividades geradoras de créditos
Aqui o aluno pode integralizar créditos com atividades que não são disciplinas. Como? Participando de projetos de iniciação científica ou de extensão, através de programas de monitoria e até mesmo comprovando participação ativa em eventos (Congressos, Festivais, etc.) fora da UFMG.

Coordenadora: Profa. Patrícia Furst Santiago
Subcoordenadora: Profa, Walênia Marília Silva